BRASIL. Ministério da
Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília, DF,
1998.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero – feminismo e
subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CAMARGO, Ana Maria
Faccioli de; RIBEIRO, Cláudia. Sexualidade(s)
e infância(s): a sexualidade como tema transversal. São Paulo: Moderna:
Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1999. (Educação em pauta: temas
transversais).
CASTRO, Roney Polato de. “Apertem os cintos”... Uma viagem pelos
sentidos e possibilidades do Programa de Educação Afetivo-Sexual (PEAS).
Dissertação – Mestrado em Educação. Juiz de Fora, PPGE/FACED/UFJF, 2008.
COSTA, Jurandir Freire. Ordem médica e norma familiar. 4 ed.
Rio de Janeiro: Graal, 1999.
COSTA, Marisa Vorraber
(org.). A escola tem futuro? Rio de
Janeiro: DP&A, 2003.
FERRARI, Anderson (org.).
Sujeitos, subjetividades e educação.
Juiz de Fora: UFJF, 2010.
FERRARI, Anderson;
CASTRO, Roney Polato de (orgs.). Política
e poética das imagens como processos educativos. Juiz de Fora: UFJF, 2012.
FOUCAULT, Michel. Ética, Sexualidade, Política. Ditos
& Escritos V. 2 ed. Org. Manoel Barros da Mota. Trad. Elisa Monteiro e Inês
Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de
saber. Tradução: Mª Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque.
13 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1999.
GROSSI, Miriam Pillar et al (orgs.). Movimentos sociais, educação e sexualidades. Rio de Janeiro:
Garamond, 2005.
GUIDENS, Anthony. A transformação da intimidade:
sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. Tradução: Magda Lopes.
São Paulo: Unesp, 1993.
HALL, Stuart. A identidade
cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz T. da Silva e Guacira L.
Louro. 8 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
LARROSA, Jorge. Notas
sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 19, p. 20-28, 2002a.
LIONÇO, Tatiana; DINIZ, Debora (orgs.). Homofobia & educação: um desafio ao silêncio. Brasília, DF:
Letras Livres/Ed. UNB, 2009.
LOURO, Guacira L. Gênero,
Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ:
Vozes, 1997.
LOURO, Guacira L. O corpo educado: pedagogias da
sexualidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
LOURO, Guacira L.;
NECKEL, Jane F.; GOELLNER, Silvana V. (orgs.). Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
LOURO, Guacira L. Um corpo estranho: ensaios sobre
sexualidade e teoria queer. Belo
Horizonte: Autêntica, 2004.
MEYER, Dagmar E.; SOARES,
Rosângela F. Rodrigues (orgs.). Corpo,
gênero e sexualidade. Porto Alegre: Mediação, 2004. (Projeto e Práticas
Pedagógicas).
MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas
diferenças. Belo Horizonte: Autêntica: UFOP, 2012.
PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença:
uma introdução. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica,
2000. (Coleção Estudos Culturais, 6).
RAGO, Margareth;
VEIGA-NETO, Alfredo (orgs.). Para uma
vida não-fascista. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
REVEL, Judith. Foucault: conceitos essenciais.
Tradução: Carlos Piovezani Filho e Nilton Milanez. São Carlos, SP: Claraluz,
2005.
SILVA, Tomaz Tadeu da
(org.). O sujeito da educação:
estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
SILVA, Tomaz Tadeu da.
(org.). Identidade e diferença: a
perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
SOUZA, Luiz Antônio F.; SABATINE, Thiago T.; MAGALHÃES, Boris R.
(orgs.). Michel Foucault: sexualidade,
corpo e direito. Marília, SP: Oficina Universitária: São Paulo: Cultura
Acadêmica, 2011. p. 01-18. Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/foucault_book.pdf.
Acesso: 23 jun. 2012.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação. 2 ed. Belo
Horizonte: Autêntica, 2005. (Pensadores & Educação, 4).
Nenhum comentário:
Postar um comentário